” A sombra é, maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz “
9ª Saída.
31/5-1/6- 2014 Freguesia de N. S. de Fátima, Ourém.
Freguesia de Chancelaria, Torres Novas.
Desobstrução e exploração Algar Oliveirinhas II.
Exploração Algar Carrascais II.
Verificação de possíveis continuações no Algar das Bombas.
Elementos presentes: André Reis, José Ribeiro, Renato Serôdio, Hélio Frade.
31 Maio.
Após alguns contratempos e chegados de diferentes locais, estávamos todos juntos e a caminho do Oliveirinhas II.
As 10.30h já estávamos a equipar e a começar a desobstrução. Algar estreito mas sentia-se um pouco de fresco que nos dava ganas de continuar.
Dois rebuçados, aberta a passagem e já se deslumbrava mais um poço. Mais trabalhinho, pois a cabeceira teve de ser alargada. Equipou-se a preceito e ali vai ele por ali abaixo.
Como tantos outros, termina mesmo ali!!! Paciência, tudo preparado para mais tarde topografar.
Saímos, tratamos das barrigas que já se ouviam e seguimos para o Algar Carrascais II. Às 15h estávamos a descer, montagem simples e de exploração.
O Algar após poço de 5m desce em rampa sendo sempre visível uma conduta de tecto. Sente-se uma corrente de ar, mas esta perde-se por debaixo de toneladas de calhau para ali atiradas. Muito lixo e ossadas de diversos animais. Saímos às 16h.
Seguimos até à Rexaldia, paramos mesmo ali ao lado de uma bela nespereira e aquilo é que foi, ainda deixamos umas quantas para próxima….
Chegados às exsurgências verificamos que a fractura onde estamos a trabalhar já não debita água, mas as mas abaixo sim. Óptimo!!! Colocamos um par de rebuçados, PUUMMMMM…… tiramos a cascalheira e ala, que amanhã também é dia.
Para recuperarmos as forças fomos até à Taberna em Ourém, onde comemos o tradicional coelho, sempre bem regado. Despedimo-nos do Renato que foi à sua vida.
1 Junho.
Acordamos às 8.30h e seguimos até ao local onde existe uma nascente que dá pelo nome de nascente das Castilhas, interessante, muito interessante.
Após respectivo registo seguimos para o Algar das Bombas no Bairro, há muito visitado pela malta, mas com muitas interrogações. Bom Equipamos e descemos seguindo pelo tramo a SE.
Avançamos e depois de verificarmos várias possibilidades de desobstrução seguimos para aquela que nos chamou mais a atenção. Quase no final deste tramo, à esquerda no sentido de progressão existe um poço com chaminé, em que no topo da chaminé identificamos uma abertura a cerca de 8m acima do local onde nos encontrávamos. Mais trabalhinho, mas não para este dia pois já se fazia tarde.
Comemos qualquer coisita e saímos. Às 15h estávamos todos fora, arrumamos as nossas coisas e seguimos para nossas casas, cansados mas satisfeitos.
Abraço
Zé Chouriço, Picatchu, André.
Projectado para A3, Planta A. das Bombas:
Projectado para A4, Perfil desdobrado A. das Bombas:
Ficha de equipagem:
Amigos as grutas os algares as lapas são locais únicos. Por norma o ser humano é um ser estranho a estes ambientes.
Por essa razão cada individuo deve formar-se antes de iniciar a aventura, para sua proteção e da própria cavidade.
A obra avança e a responsabilidade também!!!!!!