“A sombra é maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”
13ª Saída.
24 Agosto Sobral, Ourém.
Chainça, Leiria.
Recolha relatório de Geologia da Lapa do Sobral.
Exploração e topografia do Algar da Chainça.
Elementos presentes: Hélio Frade, Paulo Rodrigues, José Ribeiro.
Como combinado encontramo-nos Na casa do Picatchu, éramos poucos mas bons!!! Organizamo-nos e sem demoras seguimos para a lapa do Sobral, já eram 10:30h.
Equipamo-nos e de seguida enquanto o Mafarrico foi tratando do relatório geológico da lapa fomos tratando de calibrar o DistoX, agora com novas baterias. Trabalho concluído e aí estão eles a beber uma fresquinha no café ali ao lado da igreja; que bem que caiu!!!!
Ora a conversa estava boa, mas havia muito que fazer, seguimos até à Chainça ali mesmo à saída de Fátima. Com o nosso guia Picatchu nem foi preciso croquis para chegar ao algar.
Antes de entramos estendemos a toalha ali à sombra do eucalipto e vai de repor as energias. Estava tudo mesmo muito bom, mas destacou-se o queijo de palhais com rodelitas de azeitonas, tudo embebido em azeite, aproveitado até ao último bocadinho com aquele pão caseiro comprado no Sobral. Deu-nos um pouco de moleza, mas às 13h estávamos a entrar no Algar.
Enquanto o Mafarrico ia tratando do relatório geológico, o Chouriço e Picatchu seguiam com a topografia. Mais à frente chegados a uma pequena abertura ao nível do chão no sentido da progressão, verificamos que o pequeno “destrepe” afinal seguia em poço; bom, enquanto seguíamos topografando o troço principal, o Mafarrico foi equipando aquela zona da cavidade.
O tempo foi passando e nós avançando. Passado algum tempo novamente todos juntos e com muito boas notícias. O Mafarrico depois de equipar o troço do poço, verificou que continua vários metros e em duas direcções, mas por estar sozinho regressou à nossa beira, hihihihihii.
O Picatchu mesmo no final da progressão, qual furão enfia-se num buraco e lá vai ele:
- Isto continua, uma pequena desobstrução, aqui e ali, oiçam a pedra e sentem o ar a passar?
Bom, um ponto de interrogação a seguir à estação 1.42 e mais trabalhinho……
Até ver a topografia desta zona ficou concluída, seguimos até ao troço que o Mafarrico equipou.
Já eram 19h, mas continuamos a topografia. Equipagem como deve ser e aí estão eles a observar a tarefa que nos esperava, hihhiihihihihihi. Mais uma vez aquilo que tantas vezes ouvimos sobre uma passagem, “ não vale a pena ir por aí, já foi visto”, deve ser sempre visto e o topografar obriga a isso mesmo!!!!
Continua e de que maneira e com o Picatchu a desbravar, mais um ponto de interrogação e daqueles grandes; bom, seguimos topografando e o único senão era mesmo a lama que aumenta o nosso peso e de que maneira, hihihihihihi, aquilo é que foi. O cansaço já se fazia sentir mas concluída a topografia, com os respectivos pontos de interrogação, saímos e já era de noite.
Às 21:30h todos fora, desequipamos e siga para Ourém. Comemos umas belas pizzas e regressamos a nossas casas. Bastante cansados mas muito satisfeitos com o que fizemos mas sobretudo com o que nos resta fazer…………….
Abraço
Picatchu, André, Zé Chouriço.
Projetado para A3, Planta do Algar da Chainça:
Projetado paraA4, Perfil desdobrado do Algar da Chainça:
Geologia do Algar da Chainça:
Ficha de equipagem do Algar da Chainça:
Ficha de equipagem Algar da Chainça.
BREVEMENTE A PRENDA DE NATAL PARA TODOS………………….