“A sombra é maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”
28/29 Novembro 2014 Freguesia da Chainça, Leiria.
Freguesia de S. C. da Serra, Leiria.
Freguesia de Fátima, Ourém.
Exploração da zona e topografia do Algar Pinheiro Manso.
Exploração e topografia da gruta Vale das tias.
Terminar topografia do Algar Maquito.
Verificação da geologia na zona de Reguengo do Fetal, Buraco Roto.
Elementos Presentes: André Reis, José Ribeiro, Pedro Pinto, Raul Pedro, Helena Mafalda (G.E.M.- WIND.), Samuel Lopes (G.E.M.-WIND.), Rute Agapito (G.E.M.), Paulo Rodrigues (A.E.S.).
28 Novembro.
Encontramo-nos em Fátima e seguimos para a Chainça e com a ajuda do amigo Paulo “Serradura “conhecemos uma cratera existente ali perto no meio de um denso eucaliptal. O “buracão do boi”, vai-se lá saber porquê? Bom, passado um pouco já estávamos todos juntos perto da entrada do Algar do Pinhal Manso.
Equipados a rigor começamos a descer o algar; enquanto uns exploravam, outros seguiam topografando.
Este algar é de pequenas dimensões; verificou-se uma pequena continuação, recolheu-se o pouco lixo ali existente – boa regra, Helena.
Às 13h estávamos todos no exterior. Seguimos para Vale das tias, onde depois de encontrarmos a entrada da gruta, almoçámos mesmo ali na raiz de uma oliveira caída, hihihihihihi, valeu a degustação de queijos, hihihihihii, siga mas é para dentro do buraco que há muito trabalhinho pela frente!!!!!
Bom, esta cavidade desenvolve-se por múltiplas fraturas ao mesmo nível, tornando-a labiríntica e com vários pontos de reencontro.
A pior parte foi mesmo o cheiro de dejetos de alguns animais e o terrível “Texugo” que nunca apareceu, graças a Deus, não fosse desmembrar algum espeleólogo, podia começar pelo mais forte, hihihihihihi.
Encontrámos mais uma possível continuação e mais um ponto de interrogação para mais tarde se verificar!!!!
Às 17:30h estávamos todos a desequipar-nos e a malta seguiu os seus caminhos; para os que ficaram a noite foi de jantarada no “Álvaro”, já com a companhia do Picatchu e amigos da terra, e ainda continuámos a festa no Espeleobarracão.
29 Novembro
Estávamos juntos no Solero às 9:30h, O André seguiu para o Reguengo do Fetal e com o Pinto e Raul fizeram o reconhecimento da geologia daquela zona; por ali andaram até terem uma bela almoçarada na “Pia da Ursa”.
Chouriço, Paulo Rodrigues e Rute foram até ao Algar do Maquito para finalizar a topografia do Algar.
Muito interessante este algar, com zonas muito bonitas, é lamentável o lixo existente ali por debaixo da entrada e o cheiro que liberta; enfim, as pessoas não compreendem que muita da água que bebemos passa por estes algares!!!!
Bom, o Mafarrico fez o relatório geológico da cavidade e enfiou-se em todos os buraquitos, hihihhiihi, aquela máquina!!!
Chouriço, André, Picatchu.
Projetado para A4, Planta Algar Pinhal Manso:
Projetado para A4, Perfil desdobrado Algar Pinhal Manso:
Ficha de equipagem:
Ficha de equipagem Algar Pinhal Manso
Mais uma, a obra avança…..
ABRAÇO……