”A sombra é maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”
24ª Saída.
1/2 Maio 2015 Chainça, Leiria.
Reguengo do Fetal, Batalha.
Exploração, topografia no Algar da Chainça.
Prospeção, exploração, topografia do Algar da Chainçinha.
Topografia da Gruta Buraco dos Ossos.
Topografia da Lapa da Trepadeira.
topografia do Abrigo da Trepadeira.
Verificação dos níveis pluviais da Gruta Buraco Roto.
Recolha de fotos em 3D da Gruta Buraco Roto.
Elementos presentes: José Ribeiro, Hélio Frade, André Reis, Sandra Lopes, Adriano Silva, Marco Messias, Pedro Pinto, Cláudia Ferraria, Alexandre Leal (G.E.M.), Sr. António Neto, André Cardoso, Miguel Ribeiro.
Dia 1
Encontrámo-nos em Fátima, abraços e beijinhos, comida no papo e siga para a Chainça. Às 10.30h já estávamos a equipar-nos.
Descemos e seguimos para a zona conhecida por nós como “meandro de teto”. Alguma lama depois lá estávamos nós a topografar para de seguida recuperarmos o equipamento que ali se encontrava há já algum tempo.
Enquanto uns iam saindo, pois o Miguelito já estava impaciente e com a ajuda da Sandra, subiu o Algar como já fosse um homenzinho.
Os outros seguiram até à zona por nós conhecida como zona da desobstrução, onde se verificou o poço, por ali não há caminho possível, mas no topo existe uma fresta por onde se sente a circulação de ar: mais trabalhinho, hihihhihihihi.
16h e todos fora do Algar; como era cedo decidimos ir procurar o Algar da Chainçinha, ali perto e identificado há já uns anos, mas entretanto o terreno foi remexido e os eucaliptos e mato cresceram, mas com persistência conseguimos lá chegar.
Interessante este Algar, estende-se por uma fratura que vem no sentido da continuação do Algar da Chainça e prolonga-se sempre pela mesma, tem uma conduta de teto sempre bem visível.
Fizemos o nosso trabalho e às 18h já estávamos nos carros. Seguimos para o espeleobarracão, organizamos as nossas coisas e fomos repor as energias no Restaurante “O Pôr-do-sol”, com amigos ali de Vilar dos prazeres.
Dia 2
Encontrámo-nos todos no Reguengo do Fetal, mais beijos e abraços e rapidamente nos dividimos em duas equipas:
Hélio Frade, Pedro Pinto, André Cardoso – Verificaram que o nível da água no Buraco Roto estava na “Passagem da Lengalenga” e recolheram imagens para apresentação de trabalho. Às 17h estavam no exterior bem molhadinhos, hihihhihi.
André Reis, Sandra Lopes, Cláudia Ferraria, José Ribeiro, Miguel Ribeiro, Sr. António Neto, Alexandre Leal (G.E.M.) – Iniciámos com a topografia da Gruta dos ossos.
Trabalhinho terminado e almoçámos ali na base do Vale da quebrada, que com o mato limpo é um belo sitio para o piquenique.
13h e seguimos para o Vale dos Ventos onde topografámos a Lapa da Trepadeira e o Abrigo da Trepadeira.
Às 17.30h todos juntos no Reguengo onde participámos na “Festa da sopa”, de seguida seguimos cada um ao seu destino, mas de barriguinha cheia, hihihihihi, de Sopa e de Espeleologia.
Abraço
Picatchu, André, Chouriço.
Projetado para A4, Planta Algar da Chainçinha:
Projetado para A4, Perfil desdobrado Algar da Chainçinha:
Até breve……