Para Além do Parque – Em força no Buraco Roto

 ”A sombra é maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”

25ª, 26ª Saída.

23/24 Maio 2015                                                                                   Reguengo do Fetal, Batalha.

 

Bombagem de Sifões, exploração e desobstrução do Buraco Roto.

Apresentação dos trabalhos efetuados no Buraco Roto a População.

Elementos Presentes: José Ribeiro, Hélio Frade, André Reis, Pedro Frade, Pedro Pinto, Micael Silva, Sofia Figueiredo, Joanaz Melo, Raúl Pedro, David Pereira (Escovinha).

Dia 23

Uns daqui e outros dali lá nos encontramos todos no terreno que dá acesso ao Buraco Roto as 9.30h. Alegria, vontade e toda a minha gente a retirar os materiais para o bombeamento de água, mas a cereja no topo do bolo era o gerador “novinho”.

Bela maquina...

Bela maquina…

Enquanto nos equipávamos o Escovinha lá foi colocando combustível na máquina e…. Brrrruuuuuummmmm, música para os nossos ouvidos.

A caminho....
A caminho….

A tarefa seguinte foi levar tudo para a cavidade (133kg de equipamento), com muito suor e dinâmica as 11h estávamos a bombear água do pequeno tramo que dá acesso a “Passagem da Lengalenga”. Passado algum tempo e com a passagem desimpedida, tivemos de recolocar a bomba de água, pois como calculado a passagem para onde estávamos a enviar água ficou “impraticável”, hihihhihi, aquilo é que foi uma labuta.

Todos queriam ajudar....
Todos queriam ajudar….

14.30h todos cá fora, apanhar um pouco de sol e conversa com jornalista de jornal de Leiria. Não havia muito tempo para conversa pois o objetivo do dia era levar equipamento para a ponta de exploração, bem lá a frente. Assim foi enquanto uns arrancaram por ali fora carregados que nem uns “alardes”, os outros “alardes” dali para fora com o material de bombagem, hihihihihihi!!!

Uns mais cedo e outros mais tarde as 19.30h estávamos todos na casa do peregrino no Reguengo, para uma bela jantarada organizada pelo Sr. Horácio e o Sr. António Neto. Que bom que estava tudo, desde já os nossos sinceros agradecimentos.

Todos muito atentos....
Todos muito atentos….

Com as forças já retemperadas dirigimo-nos para o salão paroquial onde as 21.30h apresentamos a Ilustre população do Reguengo do Fetal, quem eramos e o que estávamos a fazer na Freguesia. Com salão cheio, passamos um bom bocado e terminamos em apoteose após a passagem de fotos em 3D.

Dia 24

Após bom e merecido descanso e com equipa reduzida, seguimos para a cavidade.

Já cá estamos.....
Já cá estamos…..

Como verificado no dia anterior, reparamos que em relação ao ano passado a zona que vai desde a passagem do lançamento até ao sifão se encontra praticamente sem areia, temos agora outro pensamento da forma como a água se movimenta quando em carga, nesta zona da cavidade. Apesar de receber alguma água das chaminés já identificadas a grande força de água aparenta vir do sifão, pois a forma como os sedimentos estão depositados antes e depois deste, assim o indica.

Relax....

Relax….

Bom como combinado atacou-se a Chaminé “C6” perto da estação 4.17, após escalada o Pica, foi agora subindo uma pequena rampa com bastante pedra solta tornando a zona instável, já com o André rapidamente e após aviso se formou cá em baixo um cone de dejeção com os calhaus que foram caindo. Seguiu-se outra desobstrução, mais arriscada mas controlada. Lançamento de pé de cabra com cabo, desalojando uns blocos que tapavam a continuação. Uffff, badummmmmm…… mais calhaus cá em baixo. Bom a passagem deu acesso a uma galeria em forma de diáclase, bem alta. Já com o Pinto, verificaram uma probabilidade de continuação mas em que se perde a corrente de ar que anda ali as voltas.

As 16h, André, Picatchu e Pinto já restavam na entrada (Chouriço e Frade sairam mais cedo), e seguiram até ao Reguengo onde ainda foram a festa do Espirito Santo. Pimba assim é que é, cansados mas felizes e com a noção que muito trabalho nos espera nas próximas semanas, hihihhihi, venha ele e que nos traga muitas alegrias!!!!!!

 

 

30 Maio                                                                                 Reguengo do Fetal, Batalha.

 

Desobstrução e Exploração do Buraco Roto.

Elementos presentes: André Reis, Hélio Frade, Micael Silva, Marco Messias, Cláudia Ferraria, Alexandre Leal (G.E.M).

A equipe reúne-o no Reguengo do Fetal junto ao largo da fonte, com as pressas do costume que o dia passa rápido.

A equipe.

A equipe.

9.30h, seguimos para o Buraco Roto onde nos equipamos a rigor e avançamos montanha a dentro, a 30m um pouco antes do 1º poço, fomos surpreendidos por um coelho que corria a nossa frente, tentamos apanha-lo, mas desapareceu que nem o Houdini…

Após passarmos a passagem da lengalenga, retificamos a montagem na cabeceira do P11 evitando assim o roço que efetuava na corda.

É por ali....

É por ali….

Fomos avançando e explicando aos camaradas que estavam pela primeira vez na parte nova da cavidade o que fizemos o que descobrimos e onde trabalhamos. Chegados ao sifão da parte nova, dividimo-nos em duas equipas:

Equipe 1 – André, Cláudia, Alexandre.

Sifão.

Tirar agua do sifão a balde não é nada fácil, tendo em conta que nos molhamos completamente e as posições de trabalho eram más, muito más…..

Fomos alternando, queríamos saber se tirando 200 ou 300 litros se notaria muito no nível da água. Depois de algumas horas a tirar água e areia o Alexandre entra água a dentro e ficamos com a ideia que o sifão é largo o suficiente para passar-mos, basta tirar água. Fica para a próxima atividade.

 

Bom começamos o caminho de regresso, as 18h, estávamos fora muito tipo croquetes, vai-se lá saber porque.

Equipe 2 – Picatchu, Micael, Marco.

Chaminé C6.

Chegados ao destino começamos a retirar alguns blocos na chaminé com muito jeitinho, pois a zona é bastante perigosa. Estávamos a desmantelar um teto em caos de blocos de varias dimensões!!!! E assim foi devagar, devagarinho “quase sem falar-mos uns para os outros, sem respirarmos….”

Depois de toda a zona estabilizada, já em cima fizemos uma pequena pausa para o almoço “rápido”, porque queríamos avançar na gruta, estávamos numa sala nova, com algumas formações e um canal de teto, onde parecia haver uma pequena corrente de ar, identificado demos uma pequena vista de olhos e dirigimo-nos para o lado oposto, onde seguimos por meandro daqueles bem apertadinhos, uufff, tivemos que por mãos a obra. Criadas as condições para seguirmos e entretanto chegou o André que contou as novidades do sifão, levando consigo o Micael.

Ficamos mais um pouco na zona do meandro onde batemos numa parede de lama com um pequeno buraco onde se via espaço do outro lado, tarammmmmmmm……

Decidimos abrir com as próprias mãos, o tempo estava a ficar curto, eram 17.30h, sair e não sair ficava tarde, mas a passagem começou a abrir e os nossos olhos já viam uma “sala de se perder a vista”. Decidimos dar uma espreitadela rápida, começamos a, gatinhar, rastejar, andar num lindo meandro cavado com areia na base e não terminava!!!! Até que batemos na parede, pensamos ter andado 150 a 200mt. Entretanto numa lateral onde as paredes estavam polidas da água, na sua base mais areia e as paredes com lindas formas trabalhadas pela força da água dos invernos. Avançamos cerca de 15mt até encontrarmos água, não conseguimos perceber de onde vinha, a água pelos tornozelos ficou logo suja!!!

Alegria imensa no final do dia....

Alegria imensa no final do dia….

Bem todos contentes pela nova descoberta, regressamos e saímos da gruta, o cansaço já se notava bem e as 19.30h juntamo-nos ao resto da equipe que esperava ansiosa pelas novidades e assim foi. Contamos as novidades e pormenores, estávamos todos eufóricos e SIGA JANTAR A TI MARIA PARA COMEMORAR!!!!!!

Picatchu, André, Chouriço.

Planta, Buraco Roto.

Planta, Buraco Roto.

Projetado para A1, Planta Buraco Roto:

buraco rotoP 2015

Amigos, a vida passa com coisas boas e más, mas o que fica É ISTO QUE VAMOS FAZENDO!!!!!

Abraço…..

 

This entry was posted in Espeleologia no Reguengo do Fetal, Para além do parque. Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login