Para Além do Parque – A carga na Rexaldia

         ”A sombra é, maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz”

8ª Saída.

18/19 Abril, 2014                                            Freguesia Chancelaria, Torres Novas.

Desobstrução da exsurgência da Pena de Água.

Elementos presentes: André Reis, Hélio Frade, José Ribeiro, Adriano Silva.

Encontramo-nos em Fátima como combinado na noite de 17 para elaborarmos o texto sobre a nascente para apresentação. Deu trabalho e estudo mas está a ficar muito bom!!!

Dia 18

Alvorada às 8h e encontro ali mesmo na casa do André. Seguimos para a Rexaldia onde perguntamos à malta da terra quem era o dono do terreno e onde o encontrar. Ficamos a saber o nome mas não o conseguimos localizar.

Já na entrada do acesso as exsurgências dividimo-nos. O Zé foi por de cima da escarpa para chegar ao topo de uma via de escalada por de cima da Exsurgência e verificar a existência de algum oco por ali.

Vista do topo do Arrife na zona das exsurgências.

Vista do topo do Arrife na zona das exsurgências.

André e Adriano seguiram para a exsurgência onde recomeçaram os trabalhos, verificando que os níveis pluviais se mantinham.

A água que brota.

A água que brota…

As 12h estávamos todos juntos, com a via de escalada equipada e verificadas as pequenas aberturas nas fraturas ali existentes. Reconfortamos as barrigas e seguimos trabalhando, não havia tempo para muitas mordomias.

Não podemos deixar de lembrar que mesmo durante os dias de semana o André e o Picatchu, sempre que podem vêm aqui colocar o seu “rebuçado”, daí as coisas estarem mais avançadas.

Após alguns “rebuçados” e alguma pedra retirada, tínhamos mais espaço para trabalhar e assim o fizemos, mas às 16h com o terminar da carga das baterias, regressamos para o jipe.

Foi mesmo na hora em que tinha terminado o cortejo da procissão do Senhor da Serra que é mesmo ali ao lado. Bom o Zé que veio por cima, aparece do meio do mato e foi intercetado por um conterrâneo que lhe perguntou:

- Hó, amigo você anda aos coelhos e javalis e não traz nada pendurado…..

- Amigo, eu ando é aos buracos, sabe andamos haver se encontramos alguma gruta.

Bom, conversa puxa conversa, boa disposição e já com o André e Adriano na conversa e mais algumas pessoas da terra a conversa foi-se mantendo, até que o André pergunta:

- O Senhor sabe nos dizer como foi feita a intervenção com a máquina ali em baixo nas nascentes?

- Fui eu que mandei! Sou eu o dono do terreno!! Chamo-me Carlos Pena.

Amigos, eu acredito no destino e penso que as coisas não acontecem por acaso e novamente em boa camaradagem seguimos falando com o Senhor Carlos que ficou muito interessado no que lhe propusemos. Não só nos autoriza a trabalhar na exsurgência como nos facilita o acesso pelo seu terreno, o que nos ajuda bastante.

Despedimo-nos com um até amanhã, arrumamos os equipamentos e seguimos para o espeleobarracão onde estava o Picatchu e Escovinha a instalarem o esquentador.

O convívio, hihihhiihi.....

O convívio, hihihhiihi….

Conversa em dia uma bejeca e seguimos para o restaurante “Álvaro” onde comemos um coelho guisado bem regado, do melhor.

Dia 19

Alvorada 8.30h e encontro na casa do Picatchu às 9h.

Já na Rexaldia entramos pelo terreno do Sr. Carlos que já tinha o portão aberto. Com o jeep estacionado ali ao lado da nascente, foi um instante recomeçar os trabalhos.

Enquanto se colocava os “rebuçados” na exsurgência começamos a limpar o terreno e a fazer um passeio de pedra para não ficar ali um lamaçal.

Nem só de pedra vive o espeleólogo....

Nem só de pedra vive o espeleólogo….

Passado um pouco fomos presenteados com umas laranjas que o Sr. Carlos colheu no seu pomar. Aproveitamos para lhe mostrar o que estávamos a fazer e por sinal ficou muito bem impressionado. Pois a intervenção ali feita anteriormente foi com maquina retroescavadora e não na parede como estamos a fazer.

Sorridente disse-nos:

-Podem continuar a fazer o que estão a fazer!! Estejam à vontade.

Bom, ficamos contentes e ali estávamos nós a limpar o terreno junto à linha de água e Pumm…..pummm… hi,hi,hi,hi,hi aquilo é que foi, vai de tirar pedra.

Entretanto tivemos a visita do Sr. Alcides que ao ver a nossa labuta, foi buscar a roçadora para nos ajudar.

Isto assim é mais fácil....

Isto assim é mais fácil….

No final do dia tudo estava diferente. A exsurgência está mais larga e no seu interior consegue-se trabalhar e verifica-se claramente o caudal da água. No exterior junto à parede e linha de água cortou-se o mato e está um local de lazer para se fazer um belo piquenique. Uma forma de agradecer ao Sr. Carlos.

Após umas fotos de registo estávamos de saída, eram 16h.

Aspecto a 19/4.

Aspecto a 19/4.

Temos muito trabalho pela frente mas vontade não nos falta!!!!!

Abraço.

André, Chouriço, Picatchu.

Amigos nem sempre temos a oportunidade de topografar nas nossas saídas.  Mas aqui vai mais uma partilha dos nossos amigos do G.E.M., e são sempre bem vindas……

Entrada do Algar S. do Monte I. Foto Marta Borges.

Entrada do Algar S. do Monte I. Foto Marta Borges.

convert-jpg-to-pdf.net_2014-08-20_22-36-27

 

 

Algar S. do Monte II.  Foto Marta Borges.

Algar S. do Monte II.
Foto Marta Borges.

convert-jpg-to-pdf.net_2014-08-20_22-38-19

Segue também o relatório de geologia, destes algares e dos da ultima publicação.

Geologia grutas da maúnça_

Abraço e até breve…………..

 

This entry was posted in Para além do parque. Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Login