Espeleólogos do CEAE participam em exploração nos Alpes (actualização)

Os espeleólogos Pedro Pinto, Rui Francisco e Timóteo Mendes participaram, em Agosto de 2009, numa expedição a uma das mais promissoras cavidades dos Alpes Austríacos, o Loferer Schacht.

Acampamento base. Foto: © Pedro Pinto

A gruta, cujo nome deriva da próxima localidade, Lofer, fica na província de Salzburgo, perto da fronteira com a Alemanha. Descoberta em 1983 por espeleólogos polacos de Cracóvia, que a exploraram até uma profundidade de -650m, a gruta viu as explorações serem abandonadas por estes devido a terem atingido o que pensavam ser o término da cavidade.

Só no início da década de 90, o DAV Höhlengruppe de Frankfurt am Main, Alemanha, retomou as explorações e descobriu então a -116m outro tramo da cavidade, o ‘Frankfurter system’, que os levou à rede de colectores a -650m, onde se desenvolve a maior parte da gruta. Esta rede subterrânea tem sido continuamente explorada desde então, sem dar sinais de terminar.

Bernd Kahlert, Timóteo Mendes e Pedro Pinto, numa das novas galerias topografadas na zona do OKD Halle. Foto: © Pedro Pinto

Os espeleólogos do CEAE participaram em duas das três equipas de exploração com objectivos de exploração e topografia de novas zonas da cavidade, desobstrução e substituição e instalação de novo equipamento, bem como recolha de imagens de vídeo da expedição. Estes permaneceram na cavidade entre os dias 9 e 14 de Agosto, instalados em dois bivaques localizados às profundidades de -580m (Garten für die Harten) e -450m (Waldstadion). Uma equipa de apoio permaneceu à superfície junto da entrada da gruta, a 2200m de altitude.

Actualmente, o Loferer Schacht tem mais de 8600m de galerias topografadas e um desnível total de 806m. Os espeleólogos do CEAE foram convidados a participar nas próximas explorações, que prosseguem em 2010.

A equipa, da esquerda para a direita; em pé: Petr Čáslavský, Rui Francisco, Marvin Soldner, Bernd Kahlert, Oliver Kube; sentados: Renato Serôdio, Timóteo Mendes, Zdeněk Dvořák, Pedro Pinto. Foto: © Rui Francisco

ACTUALIZAÇÃO: A compilação dos levantamentos topográficos efectuados na expedição acrescentou 600m de novas galerias à topografia do sistema. No total, o Loferer Schacht conta agora com 9.225m de desenvolvimento. Está agora traçado para 2010 o objectivo de ultrapassar os 10.000m de galerias nesta cavidade.
Uma animação preliminar da poligonal topográfica, com as novas zonas a cor violeta, pode ser vista aqui.

Share