O CEAE-LPN esteve presente no 16º Congresso Internacional de Espeleologia, onde apresentou ao concurso de trabalhos de cartografia espeleológica 'Cartography Salon' o seu mais recente projecto, 'Visita Virtual ao Algar das Gralhas VII'.
O trabalho venceu na categoria 'Interactive presentation', tendo igualmente vencido o prémio global do concurso, 'Best of Show', à frente de cerca de 50 trabalhos oriundos de todo o mundo.
O Congresso Internacional de Espeleologia é o principal evento da comunidade espeleológica global, e é organizado a cada quatro anos pela União Internacional de Espeleologia (UIS); este ano, teve lugar na cidade de Brno, República Checa. O CEAE-LPN participou no congresso integrando a representação da Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE).
O projecto contou com a colaboração de espeleólogos de outras quatro associações: GEM, AESDA, NEL e AES. Um dos objectivos do projecto é sensibilizar o público para o risco de destruição do Algar das Gralhas VII, uma das mais emblemáticas grutas portuguesas, localizada no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC). Esta gruta e muitas outras estão ameaçadas pela actividade das pedreiras, mesmo dentro das áreas protegidas.
A ‘Visita Virtual ao Algar das Gralhas VII’ pode ser consultada aqui.